Cursos

Conheça melhor nossos cursos !
28/11/2013

Chocolate e vinho: uma combinação de sensações

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

Acompanhar um elegante vinho com um delicioso chocolate ao invés daquele prato gourmet refinado? Para muitos enófilos tradicionalistas isto pode parecer loucura, causar espanto ou no mínimo ceticismo.

Para os mais curiosos, abre-se um novo e imenso mundo de combinações aromáticas entre o néctar dos deuses e a doce tentação.

Vinhos tintos finos maduros harmonizados com sobremesas de chocolate já são um clássico na França. Vinho do Porto envelhecido em barril com sobremesa de chocolate meio amargo e vinho licoroso com trufas de chocolate artesanal são servidos nos melhores restaurantes da França, Itália e Inglaterra.

A combinação olfativa e gustativa entre vinho e chocolate é certamente subestimada, apesar de uvas como Merlot, Tempranillo, Grenache e Cabernet Sauvignon transmitirem aromas deliciosos de chocolate amargo aos seus vinhos (além dos típicos aromas de frutas vermelhas, couro, canela etc). Isto mostra que vinho e chocolate têm afinidade.

A princípio, é preciso ressaltar que um casamento bem-sucedido destas duas delicias exige vinhos finos e chocolate com ingredientes de altíssima qualidade: elevado teor de massa e manteiga de cacau, ausência de gordura barata (óleo de palma, gordura de coco), baixo teor de açúcar, presença mínima de conservantes.

Veja algumas dicas básicas de harmonização:

  • Quanto maior o teor de cacau, mais seco deve ser o vinho
  • Vinhos muito tânicos pedem chocolates amenos
  • Choolate ao leite harmoniza melhor com vinhos doces de sobremesa
  • Vinhos fortificados combinam com chocolates aromatizados

Quer saber mais? Quer comprovar na prática?

Não perca a Aula especial Chocolate e Vinho com a presença de Chocolatier suíço.

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail