Cursos

Conheça melhor nossos cursos !
28/11/2013

As diferenças entre Champanhe e Espumante

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

As diferenças entre Champanhe, Espumante, Cava, Prosecco, frizanteChampagne (Champanhe)

Só os espumantes produzidos nesta região do nordeste francês podem ostentá-lo. O uso da palavra é vigiado com rigor. Pode ser branco ou rosé, usa uvas Pinot noir, Pinot meunier ou Chardonnay e é o mais nobre dos espumantes. Champanhe, a bebida, é um substantivo masculino (inclusive em francês). A região de Champagne é palavra feminina.

Espumante

Nome genérico dos vinhos que possuem gás carbônico, ou seja, aqueles que fazem espuma quando abertos.

Prosecco

Assim é chamado apenas o espumante leve, delicado e branco feito na região de Vêneto, na Itália. É sempre elaborado com uvas do tipo prosecco e normalmente pelo método charmat (quando a segunda fermentação acontece em grandes tanques de inox).

Cava

Nome oficial dos espumantes espanhóis, quase sempre provenientes da Catalunha, Rioja ou Aragão. Pode ser feito com uvas Macabeo, Parellada, ou Xarello. Produzidos segundo o método tradicional francés, com segunda fermentação na garrafa.

Frisante

O vinho frisante é gaseificado artificialmente. Ele apresenta menor gaseificação que o espumante. Tem entre uma e duas atmosferas de pressão, enquanto os espumantes têm de quatro a seis.

Asti

Espumante feito na província de mesmo nome, que fica na região do Piemonte, no norte da Itália. O método Asti consiste em uma única fermentação em tanques de aço inox, mas com controle de pressão e de produção de álcool. Os Asti têm sua fermentação interrompida quando atingem um volume alcoólico entre 6 e 9%, permanecendo no mosto do vinho uma boa quantidade de açúcar natural da uva. Os grandes Asti são cremosos na boca, delicados e de aromas encantadores

Sekt

Nome dos vinhos espumantes produzidos na Alemanha.

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail