Cursos

Conheça melhor nossos cursos !
21/05/2016

Dicas básicas de etiqueta do vinho

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

Etiqueta do vinho

 Dicas básicas para se dar bem no mundo dos vinhos
  1. Armazenar corretamente as garrafas de vinho é meio caminho andado para preservar tudo aquilo que cada uma tem de melhor, por isso, guarde as garrafas de vinho deitadas, para evitar que a rolha seque, e num ambiente sem luz e com uma temperatura estável (idealmente à 15°C).
  2. Sirva o vinho na temperatura adequada: coloque o espumante em um balde de gelo ou utilize o winecooler (para assegurar que esteja a uma temperatura entre 0ºC e 5ºC – leia mais aqui), retire um vinho branco da geladeira 10 minutos antes de o servir (para assegurar que esteja a uma temperatura entre 7ºC e 10ºC) e utilize o winecooler para manter a temperatura. Coloque o vinho tinto na geladeira durante 10 minutos antes de o servir e utilize o winecooler para manter a temperatura (para assegurar que esteja a uma temperatura entre 14ºC-16ºC). Leia mais aqui e aqui.
  3. Para além da temperatura, também é importante deixar o vinho “respirar” antes de o servir: abra a garrafa e despeje o conteúdo (exceto um restinho de um dedo onde podem ser encontrados resíduos sólidos/borra) num decantador, deixando-o repousar durante pelo menos 45 minutos – este tempo vai permitir que o oxigénio se misture com o vinho e, consequentemente, potencie os seus sabores. Se não tiver um decantador, utilize o aerador Vinturi. Leia mais aqui.
  4. Abra a garrafa apoiando-a numa mesa. Faça o ritual com calma, sem barulho e sem agitar a garrafa.
  5. Sirva o vinho segurando a garrafa pela base ou pela parte mais bojuda, nunca segure pelo pescoço.
  6. Sirva primeiro as mulheres, começando pelas mais velhas; siga a mesma regra, depois, ao servir os homens.
  7. Na hora de servir, nunca encoste a garrafa na taça. Utilize um corta-gotas ou gire levemente a garrafa para o não pingar ou escorrer pela garrafa.
  8. Degustar um vinho, também passa por desfrutar do seu aroma e, embora este possa parecer um gesto snob ou reservado exclusivamente a quem realmente percebe de vinhos, não há nada como treinar o olfato! Antes de provar um vinho (despeje dois dedos, ou seja apróximadamente 140ml-160ml na sua taça, nunca enche a taça), gire-o suavemente no copo e leve-o ao nariz para poder cheirar. Enquanto o nosso paladar pode facilmente distinguir se um vinho é doce ou ácido, o nosso nariz tem uma maior capacidade para ajudar a decifrar as nuances de um vinho, para depois as poder saborear por inteiro. Sabia que 80% dos sabores que provamos chega ao nosso cérebro graças aos aromas que o nosso nariz conseguir distinguir? Leia mais aqui.
  9. Segure a taça sempre pela haste ou pela base, nunca pelo bojo!
  10. Limpe sempre a boca antes de beber e/ou tente beber sempre da mesma posição da sua taça de vinho para reduzir a marcas de batom/da boca.
  11. Brinde com seus convidados encostando o bojo da taça (nunca a borda, para evitar quebra). Olhe sempre nos olhos da pessoa com quem está brindando. Leia mais aqui
  12. Mantenha a quantidade de vinho na sua taça parecida com a dos outros convidados.
  13. Na hora de servir mais vinho, ofereça primeiro aos outros convidados.
  14. Quando em dúvida sobre qual vinho servir em um evento corporativo ou social onde você não conhece as preferências dos convidados, opte por um Pinot Noir ou um Merlot. Estes vinhos, pelo seu equilibrio, não sendo nem muito pesado, nem muito leves, combinam bem com uma enorme variedade de alimentos e agradam muitos paladares.
  15. No final de um almoço ou jantar, sobrou vinho? Não jogue fora o vinho que ficou na garrafa(s). Sabia que existem várias maneiras de aproveitar as sobras de vinho? Retire o ar da garrafa com a bomba a vacuo e guarde na adega ou na geladeira durante 3-4 dias (tinto) ou 2-3 dias (branco). Leia mais aqui.

Precisa dos acessórios mencionados acima (termômetro, winecooler, corta-gotas, bomba a vacuo)? Clique aqui e compre hoje mesmo!

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail