Cursos

Conheça melhor nossos cursos !
15/01/2016

Qual a quantidade certa de vinho no casamento?

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

Quantidade de vinho para o casamento

O que servir em um casamento e qual a quantidade certa de cada bebida são dúvidas bastante frequentes entre noivas e noivos.

Confira os cálculos de quantidades de vinho (e outras bebidas) para o casamento.

Há diversas variáveis que podem influenciar o consumo de bebidas em um casamento:

  • a temperatura ambiente (época do ano e horário do evento)
  • a idade dos convidados
  • a quantidade de homens e mulheres e crianças
  • o perfil dos convidados
  • o tipo de comida que é servido
  • o estilo do evento

Para calcular a quantidade aproximada de bebida que cada convidado vai consumir, é preciso levar em conta o tipo de casamento, a duração do evento e o número de pessoas convidadas. “Em eventos no verão, as pessoas bebem muito mais água, refrigerante, cerveja, espumante ou vinho branco. O mesmo vale para casamentos com muitos convidados jovens ou para eventos realizados pela manhã/almoço.

Já no inverno, dê preferência para vinho e whisky. Eventos com público mais velho, e eventos realizados a noite precisam contar com quantidade superior de vinho tinto e whisky.

Além disso, quanto mais longo o evento, mais as pessoas vão consumir”.

Cerveja: uma garrafa por convidado para festas sem outras bebidas alcoólicas. Em festas que também tenha vinho, 1 garrafa de cerveja para 4 pessoas basta. Para festas com cerveja, vinho e whisky, calcule 1 garrafa para 6 pessoas.

Whisky: cada garrafa possui 20 doses, servindo em média 10 pessoas.

Vinho branco e vinho tinto: se o vinho for servido somente durante a refeição e não tiver outras bebidas alcóolicas, uma garrafa serve 4 pessoas. Para festas em que o vinho será servido durante todo o evento, leve em conta uma garrafa para 2 pessoas.

Para casamentos com tintos, brancos e/ou rosés, adquira 70% de vinhos tintos e 30% de brancos e rosés.

Espumante: se for servido somente para um brinde junto ao bolo, uma garrafa de espumante serve 8 pessoas. Escolha espumante demi-sec ou doce. Escolha um bom Champagne!

Se o espumante é servido durante o casamento todo, uma garrafa serve 2 pessoas. Neste caso dê preferência ao espumante brut, ou extra-dry

Vinhos doces e licorosos (Late harvest, Vinho do Porto), sirva 1 garrafa para cada 10 pessoas.

Não esqueça: os vinhos brancos, rosés  devem ser servidos em torno de 10°C, os espumantes por volta de 5-8°C. Por isso, é importante lembrar do gelo e um depósito para armazenar os vinhos.

Considere também que é sempre melhor sobrar um pouco de bebida do que faltar!

 

Tin tin!

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail