Cursos

Conheça melhor nossos cursos !
12/01/2015

Como se produz vinho sustentável

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

Na hora de escolher um vinho, cada vez mais o fator sustentabilidade entra na lista de critérios de escolha. Trata-se de uma tendência presente em quase todos os mercados e em todos os segmentos. Pesquisadores do Centro de Investigação de Recursos e Consumos Energéticos (Circe), da Universidade de Zaragoza, têm pesquisado o tema vinho sustentável. Após entrevistar 1.000 profissionais e compradores do setor, eles concluíram que 90% do mercado apoiaria a criação de um selo para identificar vinhos sustentáveis.

A partir dessa informação, há todo um trabalho sendo feito, para implementar o tal selo, inicialmente, em 105 vinícolas de 6 países europeus: Espanha, Áustria, Bulgária, Grécia, Itália e Portugal.

Esse projeto, chamado Eco-Prowine, tem como objetivo principal a minimização dos impactos ambientais da produção de vinho, por meio de:

  • redução de 30% no consumo de água
  • redução de 25% no uso de fertilizantes
  • redução de 40% na geração de resíduos
  • redução de 20% na emissão de carbono

Os pesquisadores ressaltam que o consumidor de vinhos não precisa dominar conhecimentos sobre sustentabilidade, nem conhecer detalhes das medidas e dos resultados obtidos, para valorizar a iniciativa. O que o consumidor valoriza, no fundo, são as boas práticas e os esforços, por parte dos produtores, em busca de um bem coletivo.

Esse projeto ainda encontra-se em uma fase embrionária, tendo sido iniciado em 2012. Vamos aguardar…

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail